Thatiane Rocha Abreu
DA EDITORIA DE CIDADES
Diário da Manhã, 06/06/08
A construção do Parque da Serrinha tem o apoio do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e ganhou o apoio de representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs). A proposta inicial feita pela Prefeitura de Goiânia é de trocar a área do Colégio Lyceu de Goiânia, localizado no Centro, que pertence à prefeitura, pela área do Morro da Serrinha, que alcança 107.398 metros quadrados.
Ele lembrou de quando a área do Morro do Serrinha, em 2002, quase foi transformada em um Teleporto, onde seriam construídos quatro prédios. O projeto foi barrado pela Justiça. O biólogo salienta que a área faz parte de um dos primeiros planos diretores da Capital, instituído ainda em 1957, mas foi em 1994 que o terreno foi transformado em área de preservação ambiental. Além da preservação, esse lugar tem um valor histórico para Goiânia. Foi aqui que Pedro Ludovico Teixeira teve a primeira vista ampla de Goiânia e decidiu instalar a capital. Essa área onde está construída a Organização Jaime Câmara pertence aos goianos. Essa afirmação é segmentada de acordo com o decreto de número 19, assinado em janeiro de 1951, registrado no cartório de registro de imóveis de Goiânia.
Esporte O diretor de eventos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, José Henrique Brandão, disse que há um projeto também para construir junto com o parque uma área para a prática de esportes. Está passando da hora desse morro ser transformado em um parque de preservação ambiental. No evento, representando os atletas, estava a goiana líder do ranking nacional de corrida e montanhas, Daiana Barros, 23.
comandante da guarda municipal de Goiânia, Gercy Joaquim Camelo, disse que apóia a construção do parque. Nós somos a corporação responsável por fazer a proteção aos parques da cidade. Sou a favor da construção, porque irá enfocar a proteção ambiental dessa área. O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Carlos César Macário, disse que a área do morro está abandonada e que precisa ser protegida. Esta é uma área de vegetação nativa e deve ser preservada. A construção de um parque vem a viabilizar essa preservação.
Homenagem
Ontem, enquanto acontecia o abraço coletivo ao Morro da Serrinha, o artista Omar Souto fez um quadro representando a mãe natureza. Ele disse que foi a forma que encontrou para despertar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente. Eu ainda sou daqueles que acreditam que dá tempo de fazer alguma coisa por nosso planeta. Acredito que a construção desse parque será uma grande conquista para os goianos e que haverá bom senso, tanto por parte da prefeitura quanto do Estado para fecharem um acordo.
O quadro pintado durante o ato será doado ao grupo Pela Vida, que representa os portadores do vírus HIV. Para o presidente da ONG Guerreiros da Natureza, Antônio Carlos Volpone, é necessário que o parque seja construído o mais rápido possível. Se o parque não for construído rapidamente, essa área nativa do Cerrado pode se perder. Ele salienta que se o projeto do Teleporto, criado em 2002, tivesse sido levado adiante, o morro poderia ter desaparecido. A ONG Guerreiros da Natureza teve importante participação contra a construção do Tele Ponto, e saímos vitoriosos quando o projeto foi barrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário