quarta-feira, 21 de maio de 2008

Abraço Coletivo no Morro da Serrinha

Marina Dutra, da Editoria de Cidades
Diário da Manhã - 21/05/08

Aconteceu ontem à tarde, na Câmara Municipal de Goiânia, a 2ª reunião do Fórum de Entidades Pró-Criação do Parque Ecológico Serrinha. O objetivo do evento é comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 5 de junho com um abraço coletivo à área de preservação permanente (APP) no Morro Serrinha, às 9 horas. No encontro com as entidades, foi definido os primeiros rumos da ação, como a distribuição de tarefas para organizar e mobilizar a população.

Segundo o vereador Rusembergue Barbosa, os responsáveis pelo projeto "Abrace a Natureza, proteja o Morro Serrinha" esperam que o número de participantes seja em torno de duas mil pessoas. "Temos que pensar no futuro desse local para que a população de Goiânia seja beneficiada. É uma luta em prol do verde, da preservação do meio ambiente." O foco do projeto também é conseqüência das sérias agressões e ameaças que o morro e as nascentes do Córrego da Serrinha já sofreram ao longo dos anos.

Na reunião, representantes de instituições, entidades não governamentais e ambientalistas contribuíram com o fornecimento de camisetas, divulgação em escolas e faculdades públicas e privadas, distribuição de águas, convites especiais para artistas e personalidades. Entre os representantes, as associações Guerreiros da Natureza, Amigos do Morro Serrinha e Amigos do Lago das Rosas enfatizaram a importância do projeto para que o Morro Serrinha se torne no futuro um parque ecológico. "A maioria das pessoas que moram naquela região já demonstrou vontade de ter uma área ecológica para ser usufruída", explica o presidente da Associação dos Amigos do Morro Serrinha, João Paulo Antunes da Silva, 26.

O prefeito Iris Rezende já disponibilizou para o dia do abraço ecológico 15 ônibus para o transporte de partipantes do evento. A intenção do fórum é reunir as autoridades para o evento, como o prefeito, secretários municipais e estaduais e o governador Alcides Rodrigues.

A APP soma mais de 107 mil metros quadrados e fica localizada na divisa do Setor Pedro Ludovico e Bairro Serrinha. De acordo com João Paulo, cerca de cem pessoas que moram na região já se disponibilizaram a participar do evento. O projeto também irá se basear em leis ambientais para que o poder público acate a idéia de criação do parque ecológico. Na próxima terça-feira, 27, haverá a 3ª reunião do fórum para delimitar a distribuição de tarefas de cada representante.

Um comentário:

Kran disse...

Caros amigos, no programa do próximo sábado vamos dar publicidade a este evento da criação do Parque ecológico da serrinha. Teremos também a presenaça do Superintendente do Ibama em Goiás, Ary Soares. Um abraço

Emmerson Kran
Programa Conexão Ambiental
Raádio Difusora - 640 AM
Sábado-13h