quarta-feira, 30 de julho de 2008

Parque da Serrinha tem apoio da Semarh



Ivair Lima

Cidades, Diário da Manhã

30/07/08





Criação do Parque da Serrinha é apoiada também pelo novo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Roberto Freire. Depois de reunião que aconteceu ontem com os integrantes da Comissão do Fórum Pró-Criação do Parque Ecológico da Serrinha, Freire disse acreditar no projeto porque é um desejo da população. 'A sociedade quer o parque. A secretaria vai dar o apoio.'

A comissão foi composta pelo vereador Rusembergue Barbosa; o presidente da Academia Goianiense de Letras, Osmar Pires; Eduardo Gomes, representante da Acieg; Marcelo de Castro Dias, da Comissão de Direito Ambiental da OAB; Raimundo Rosa, da ONG Guerreiros da Natureza; João Paulo Antunes, presidente da Associação dos Amigos da Serrinha; e Mariana Siqueira, gerente de Unidades de Conservação da Agência Municipal de Meio Ambiente.

Rusembergue Barbosa explicou que a natureza cobra preço muito alto pelas agressões que sofre. 'Se não fizermos nada agora, vamos levar às futuras gerações problemas que outras cidades já vivenciam e que podem ser evitados em Goiânia.'

Mariana Siqueira, que realizou estudos de campo na Serrinha, informou que a área é a única na zona urbana de Goiânia com características típicas de Cerrado. 'É uma riqueza única. Na Serrinha tem muitas espécies medicinais e frutíferas.' Osmar Pires afirmou que a criação do Parque da Serrinha é uma idéia bem aceita pelo governo do Estado, pela Prefeitura de Goiânia e pela sociedade civil.

O secretário afirmou que só não dá uma resposta incisiva neste momento porque ainda não dispõe dos dados técnicos. Reforçando a necessidade de atenção no local, Raimundo conta que recentemente surgiu um foco de incêndio no Morro.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ameaça silenciosa ao Córrego Serrinha

Ivair Lima
Diário da Manhã, p. 16
Cidades, 06/07/2008


Córrego Serrinha está com os dias contados se não forem tomadas medidas urgentes para preservar suas nascentes. O alerta é do biólogo João Paulo Antunes da Silva, presidente da Associação dos Amigos do Morro da Serrinha. Dos 15 principais córregos de Goiânia, apenas 6 têm as nascentes protegidas e o Serrinha é um dos mais ameaçados. "As nascentes estão degradadas e maltratadas. A área de afloramento das águas está muito desmatada", aponta.


O vereador Rusembergue Barbosa (PRB), autor do projeto de criação Parque Serrinha, diz que o primeiro passo para salvar o Córrego Serrinha é despertar a comunidade local. "Todos moradores que procuramos na região são unânimes. Querem a preservação de toda a área do parque." As nascentes do Córrego Serrinha ficam dentro de uma propriedade particular, na fronteira do Parque Amazônia com a Vila Divino Pai Eterno, ocupada por chacareiros, e próxima a áreas de invasão. Os moradores da ocupação irregular dizem que estão prontos para sair para a instalação de um parque no local. Sílvia Pereira dos Santos, 30, balconista desempregada, afirma que seu sonho é se mudar para uma casa definitiva. "Disseram que vão fazer um parque. Seria bom demais." Maria de Fátima Ferreira, 45, moradora da invasão há dez anos, também defende o projeto.


O Serrinha está visivelmente ameaçado. A área das nascentes está tomada pelo lixo que fortes enxurradas arrastam para lá nos períodos chuvosos. Para complicar ainda mais a saúde do córrego, uma tubulação joga esgoto a poucos metros das minas que formam o veio d'água. O vereador Rusembergue Barbosa, que visitou o local ontem, diz que, como está, o córrego morre nos próximos anos. "A natureza sempre dá uma resposta às agressões que sofre. Se não for recomposta a mata e as nascentes protegidas, o córrego não resiste."


O córrego tem cerca de 2,5 quilômetros. Em seu curto curso, recebe as águas do Córrego Mingau e deságua no Cascavel. Dentro da área destinada ao futuro parque, o Serrinha corre aproximadamente 500 metros. O presidente da associação diz que só com o cercamento e a reposição da mata é possível salvar o córrego.


Diretor de Áreas Verdes e Unidades de Preservação da Agência de Meio Ambiente (Amma), Ronaldo Vieira informa que a prefeitura tem interesse em preservar todas as nascentes do município, mas não há projeto para o Serrinha.

CONSCIENTIZAÇÃO - Vereador Rusembergue Barbosa lembra que é preciso conscientizar todos os moradores do local, levando em conta importância do manancial para o futuro Parque Serrinha