quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sociedade prefere Praça Cívica para estátua

Cidades, Diário da Manhã
24/01/09, Pág. 03


O local para instalar a estátua de Pedro Ludovico tem gerado polêmica em Goiânia. A tentativa da Agência Goiana de Cultura (Agepel) de homenagear o fundador de Goiânia ao sugerir a instalação do monumento no Morro da Serrinha foi duramente criticada, principalmente por ambientalistas, já que a área escolhida é reserva ambiental. Diante do imbróglio, o DM ouviu 30 personalidades goianas, entre políticos e intelectuais, sobre a melhor localidade para o monumento. O impasse dura dois anos e dois meses, já que, em novembro de 2006, a estátua ficou pronta em funilaria do interior paulista, na qual o monumento foi banhado em bronze.


Entre os entrevistados (ver site do DM para identificá-los), 23 afirmaram categoricamente que o monumento deve ser instalado na Praça Cívica. A justificativa é simples: o local representa o poder administrativo estadual. Quatro entrevistados apontaram o Morro da Serrinha como o melhor local, pois foi do alto do morro que o visionário fundador escolheu os terrenos onde seria construída a nova capital. Apenas três dos 30 ouvidos selecionaram outros locais para o monumento.


O projeto da construção da estátua foi idealizado pelo escritor José Mendonça Teles, em 1983, quando ocupava o cargo de secretário municipal de Cultura, na administração do prefeito Nion Albernaz. O monumento é de autoria da artista plástica Neuza Moraes, tem sete metros de altura e três de largura, pesa 2,5 toneladas e retrata o fundador da Capital e interventor do Estado de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira, montado em um cavalo.


A artista Neuza Moraes faleceu em fevereiro de 2004, com 72 anos, sem ver a estátua instalada. Foi entregue na segunda-feira (19) ao governador Alcides Rodrigues o manifesto pela instalação da estátua de Pedro Ludovico Teixeira na Praça Cívica. O vereador Rusembergue Barbosa (PRB) pediu apoio do governo estadual na tentativa de trazer o monumento de Piracicaba (SP), onde está guardado, para Goiânia.

________________________________


Cidades, Diário da Manhã

28/01/09, Pág. 06


Resultado da enquete com os leitores do jornal Diário da Manhã:

- Onde deve ser colocada a estátua em homenagem a Pedro Ludovico?



_____________________________

Cidades, Diário da Manhã

29/01/2009, Pág. 09

Escritor pede urgência em instalação de estátua

Idealizador do monumento que apresenta o ex-governador do Estado e fundador de Goiânia Pedro Ludovico Teixeira montado num cavalo, em tamanho natural, escritor José Mendonça Teles cobra do governador Alcides Rodrigues urgência na remoção da obra para a Capital e a sua instalação na Praça Cívica.

“O governo não pode mais adiar a solução desse problema, que só envergonha todos nós goianos”, disse. O escritor quer que o monumento seja colocado na Praça Cívica conforme determina um projeto de lei do vereador Rusembergue Barbosa (PRB), no local onde funcionava a antiga Prefeitura de Goiânia, Palácio das Campinas. O prédio, que destoa do projeto arquitetônico art déco da Praça Cívica, deve ser demolido para dar lugar à estátua. O presidente do Instituto Cultural José Mendonça Teles comentou sobre a enquete publicada na edição de 28 de janeiro do Diário da Manhã que questiona o local onde deve ser instalada a estátua de Pedro. O resultado da enquete mostra que 83% das pessoas ouvidas pelo DM querem que a estátua de Pedro Ludovico seja instalada na Praça Cívica, cujo nome oficial é Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Apenas 17% dos consultados na enquete responderam que preferem ver o monumento no Morro Serrinha.

Para ele, a enquete é uma prova da vontade legítima e soberana da população. “Espero agora que o governador Alcides Rodrigues seja sensível a essa vontade popular, resolva imediatamente essa polêmica que já dura quase duas décadas e determine a instalação do monumento na Praça Cívica”, diz o escritor goiano.