domingo, 18 de janeiro de 2009

Lugar de Pedro Ludovico é na Praça Cívica

Monumento de Pedro Ludovico está pronto em funilaria paulista: obra banhada em bronze motiva movimento dos goianienses
Augusto Diniz
18/01/2009
Diário da Manhã
Cidades, p. 5

O manifesto pela instalação da estátua de Pedro Ludovico Teixeira na Praça Cívica foi lançado na sexta-feira (16) pelo vereador Rusembergue Barbosa e os escritores José Mendonça Teles e Ubirajara Galli. Desde novembro de 2007 o monumento que foi esculpido pela falecida artista plástica Neuza Morais está pronto em funilaria do município de Piracicaba (São Paulo), lugar no qual a obra foi banhada em bronze.
A medida tomada pelo vereador e os escritores tenta chamar a atenção do governo estadual para que a estátua seja trazida para a Capital e instalada na Praça Cívica. De acordo com Rusembergue Barbosa, é uma forma de resgatar a memória dos que lutaram por Goiânia e pelo Estado de Goiás. O escritor Mendonça Teles idealizou o projeto de construção em 1983 quando era secretário municipal de cultura.Em 1991, quando Nion Albernaz era prefeito, Teles convidou Neuza e pediu que a artista plástica esculpisse um monumento em homenagem ao fundador da Capital. Na obra, Pedro Ludovico está montado em um cavalo. A estátua, intitulada “Resgate à Memória”, tem sete metros de altura e três de largura, com peso de 2,5 toneladas.
Visionário
Descrito no manifesto como “o visionário do Brasil Central”, Pedro Ludovico participou diretamente da mudança da capital da cidade de Goiás para Goiânia, em 1937. Só que essa história não é lembrada por todos. De acordo com o escritor e historiador Ubirajara Galli, muitos goianos não sabem quem foi o interventor de Goiás que dá nome ao local conhecido como Praça Cívica. O lugar chama-se Praça Pedro Ludovico Teixeira. Assim como a Praça do Bandeirante é na verdade Praça Atílio Correia Lima, em lembrança ao arquiteto responsável pelo plano piloto urbanístico da nova sede estadual em 1933.
Desejo
Galli lembra que há 18 anos, desde que a estátua foi iniciada, existe o desejo de homenagear o político, que para o escritor é uma das figuras mais importantes da história de Goiás. Mas o projeto, que completou 26 anos, passou por três gestões estaduais até ser colocado em prática com o convite da artista plástica Neuza, conta o historiador. Os escritores e o vereador lamentam que a mulher responsável pela obra tenha falecido em 2004, antes de ver o trabalho no “merecido lugar”.
Descaso do poder público, desinteresse em resgatar a memória e esquecimento são pontos lembrados pelo vereador para que o manifesto seja discutido em audiência na Câmara Municipal, que será marcada em breve. A intenção de Rusembergue Barbosa é ouvir entidades relacionadas à produção cultural em Goiás para que a estátua de Pedro Ludovico seja trazida para Goiânia e instalada na Praça Cívica.
Prefeito cobra homenagem para fundador da Capital
O prefeito Iris Rezende, que conversou na sexta-feira por telefone com o editor-geral do Diário da Manhã, Batista Custódio, afirma que o monumento de Pedro Ludovico tem de ser colocado na Praça Cívica. Para Iris, a medida seria o reconhecimento à história de um homem que foi um dos maiores líderes políticos de Goiás. Ele diz que é uma vergonha para os goianos não dar a devida importância ao fundador da Capital. Segundo o prefeito, nem a ditadura teve coragem de impedir a colocação da imagem de Juscelino Kubitschek no Eixo Monumental de Brasília (DF). Por isso, ele declara que não há como dizer que a estátua não deve ser instalada no local.
Outra pessoa que apoia o manifesto, segundo o vereador, é o governador Alcides Rodrigues. Para que a estátua seja instalada na Praça Cívica, os autores do pedido de trazer o monumento de volta para Goiânia esperam que ela fique no lugar onde hoje funciona a Secretaria de Finanças, no prédio da antiga prefeitura, o que acarreta a demolição do espaço. Dois motivos são apontados por Rusembergue e Galli para que a estátua seja mesmo instalada na Praça Cívica.
De acordo com o escritor, seria o lugar ideal pela proximidade com o Palácio das Esmeraldas, do qual Pedro Ludovico foi o primeiro inquilino, e pela proximidade com a residência do interventor de Goiás, que fica na antiga Rua 26 (atualmente chama-se Rua Dona Gercina Borges), próxima ao centro do poder do Estado na Capital.
Momento oportuno para receber escultura de Pedro
Inicialmente pensava-se em homenagear o fundador da Capital em 23 de outubro de 1991, data que marcou cem anos de nascimento de Pedro Ludovico. Mas agora o escritor Galli diz que o momento é oportuno para que o monumento volte a Goiânia, pois em 16 de agosto de 2009 o político será lembrado pelos 30 anos de sua morte.
“Foi o maior político da história de Goiás.” Assim Pedro Ludovico é lembrado pelo historiador. Galli compara a importância da figura que já governou o Estado ao primeiro ouro levado daqui para Piracicaba, usado na confecção de coroa para a santa da Igreja Nossa Senhora da Penha. Para o escritor, o papel que Pedro Ludovico desempenhou para o desenvolvimento de Goiás é tão valoroso quanto o metal precioso.